"Educação Física, Esporte e Lazer em
tempos de inteligência artificial"
05 e 06 de setembro de 2025
Brasília/DF

Resumos
A FORMAÇÃO CIDADÃ PARA E PELO ESPORTE: UMA ANÁLISE DE PRATICANTES DE TAEKWONDO DO CENTRO DE INICIAÇÃO DESPORTIVA DO DF
Carlos Eduardo de Brito Nunes dos Santos; Thalisson Henrique Franco Cardoso; Francisco Carlos da Silva Rodrigues; Igor Márcio Corrêa Fernandes da Cunha; Demerson Godinho Maciel e Samuel Estevam Vidal.
Este estudo investigou o impacto do Projeto CID Taekwondo na formação cidadã de seus praticantes no DF. Os relatos revelaram o esporte como experiência formativa e afetiva, com ganhos físicos, emocionais e sociais. O Taekwondo se mostrou uma prática de pertencimento, superação e construção de identidade.
ENTRE PASSOS E CUIDADOS: UMA ANÁLISE DA COORDENAÇÃO MOTORA DE PRATICANTES DE DANÇA SÊNIOR EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Gabriel Brandão Guimarães; Marcos José Batista Ribeiro; Leandro Silva Menezes; Igor Márcio Corrêa Fernandes da Cunha; Demerson Godinho Maciel e Samuel Estevam Vidal.
O estudo analisou a coordenação motora de mulheres praticantes de Dança Sênior em UBS do DF, revelando impacto positivo no equilíbrio. Apesar de limitações em outras áreas, como o esquema corporal, a prática mostrou-se promissora para a autonomia motora de idosas, especialmente com maior tempo de intervenção.
FISICULTURISMO: MAIS QUE UMA PRÁTICA, UMA MANEIRA DE SER E EXISTIR
Marcelo Vítor Benício de Pinho; Alex Carneiro Brandão; Fernando Junio Antunes de Oliveira Cruz; Igor Márcio Corrêa Fernandes da Cunha; Demerson Godinho Maciel e Samuel Estevam Vidal.
Este trabalho propõe uma análise fílmica do documentário Iron Generation 2, evidenciando o fisiculturismo como prática e metáfora da existência. Discute-se corpo, subjetividade, mídia, disciplina, sofrimento e identidade no esporte, revelando as tensões entre saúde, estética, mercado e filosofia no contexto contemporâneo.

